sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ser Doula é...

Antes do nascimento, a doula orienta o casal sobre os detalhes do parto e da chegada do bebê. Também auxilia a mãe a se preparar para o nascimento, física e emocionalmente, e a reconhecer os sinais do próprio corpo, que lhe dirão quando a hora chegar. Ainda ensina técnicas como respiração, massagem e banhos, que ajudam a reduzir as dores e a tranquilizar.
Durante o parto, a doula intermedia a relação entre o casal e a equipe médica, tranquiliza a mãe, fica atenta aos seus sinais e a ajuda no trabalho de parto, indicando as melhores posições.

Depois do parto, a doula pode ou não continuar acompanhando a família. Algumas atuam somente antes e durante o parto. Outras permanecem durante as primeiras semanas do bebê, para orientar o aleitamento. E ainda há as que continuam com a família por alguns anos, orientando sobre questões importantes na vida da criança, como a alimentação, o sono e a escola.
A figura da doula é muito associada ao parto domiciliar, mas na verdade ela pode estar presente em qualquer tipo de parto, até mesmo nas cesáreas. Basta que a família tenha o desejo de ser acompanhada pela profissional.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 BH pelo Parto Normal