domingo, 7 de julho de 2013

Apesar de campanhas, cesariana ainda prevalece em Minas


Apesar de campanhas, cesariana ainda prevalece em Minas
Políticas de controle do alto número de cesarianas se mostram ineficazes em Minas Gerais. A proporção de mulheres submetidas ao parto via procedimento cirúrgico aumentou. No ano passado, 57,7% das grávidas passaram por cesariana, enquanto que, em 2010, esse índice foi de 54%. Em um movimento inverso, a taxa de partos normais caiu. Passou de 45,77% há dois anos para 41,9% em 2012. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.
Para especialistas, equívocos das campanhas de conscientização contribuem para a opção das mães pela cesariana. “Os governos federal e estadual gastam recursos para promover o parto normal. No entanto, esquecem-se de um ponto importante, que é a conduta médica. Durante o pré-natal, ainda há a construção de uma ideia, errada, de que a cesárea é mais segura”, afirma a psicóloga Carolina Duarte, membro da Aliança de Mulheres por Uma Maternidade Ativa (AMMA).
Acesse a reportagem completa em: http://www.hojeemdia.com.br/minas/apesar-de-campanhas-cesariana-ainda-prevalece-em-minas-1.138820

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 BH pelo Parto Normal