sexta-feira, 21 de junho de 2013

Maternidade Odete Valadares inaugura primeira suíte de parto normal


Espaço foi estruturado com base nos pressupostos do parto humanizado e permite que as mulheres fiquem em íntimo contato com os bebês
A Maternidade Odete Valadares, integrante da Rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou, nesta quarta-feira (12), a primeira das cinco suítes destinadas, exclusivamente, à realização de partos normais. A partir de agora, as gestantes que forem admitidas em trabalho de parto de risco habitual serão encaminhadas para o novo ambiente.
Denominada “Cora Coralina”, a suíte foi estruturada com base nos pressupostos do parto humanizado e permite que as mulheres fiquem em íntimo contato com os bebês, assim como possam amamentá-los logo nas primeiras horas após o nascimento.
A suíte destina-se ao pré-parto e ao parto, sendo privativa para a gestante e seu acompanhante, de modo que a atenção aos períodos clínicos do parto e do nascimento ocorram no mesmo ambiente, desde a internação até a alta, levando-se em conta os aspectos fisiológicos, culturais, afetivos, sexuais e familiares do nascimento.
Para o presidente da Rede Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, a iniciativa da Maternidade Odete Valadares sublinha a importância que a humanização e a promoção do parto natural têm para a Fundação. O diretor da Maternidade, Carlos Senra, destaca também que a maior maternidade pública do Estado e referência na ação integral à saúde da mulher e do recém-nascido, ao adotar ações como a implantação da suíte de parto normal, consolida não somente a sua missão, como caminha, a passos largos, para tornar-se um centro de excelência em gestação de alto risco e ginecologia.
A iniciativa visa melhorar os indicadores pactuados com o município (Belo Horizonte), como o maior índice de parto normal, e possibilitar a melhor satisfação da paciente e de sua família. Desse modo, o espaço adota técnicas alternativas para o controle da dor - como a presença de doula e o uso de bola suíça, destinada à prática de exercícios físicos - e apresenta uma ambiência acolhedora, além de oferecer condições adequadas para os acompanhantes.

Boas práticas
A suíte insere-se no contexto da implementação das “Boas Práticas Obstétricas e em Neonatologia”, que conta com coordenadores de diversos setores da maternidade. Semanalmente, este grupo se reúne com apoiadores da Rede Cegonha - rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis - para a proposição e o acompanhamento de diversos projetos, dentre eles o da suíte de parto natural.
De acordo com a gerente do setor de Obstetrícia da Maternidade Odete Valadares e mestre em Saúde da Mulher, Flávia Ribeiro de Oliveira, os apoiadores institucionais da Rede Cegonha são profissionais da saúde municipal, com experiência em humanização do parto que acompanham de perto as mudanças pactuadas a partir de negociações com os gestores e profissionais da saúde em fóruns e rodas de conversa.
Ainda segundo Flávia Oliveira, o encontro semanal mostra-se bastante produtivo, sendo responsável pela criação de numerosos projetos, tais como o Plano de Parto para as pacientes assistidas no pré-natal da maternidade e o Primeiro Simpósio Multiprofissional de Humanização e Boas Práticas, que acontece nos dias dia 27 e 28 de agosto próximo.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 BH pelo Parto Normal